sábado, 19 de julho de 2014

O DOADOR – LOIS LOWRY

Quem não se lembra desse livro de Lois Lowry, não é verdade? A história de uma sociedade perfeita sem pobreza, sem injustiças, sem crimes e doenças. Porém Só um individuo é responsável pelas memórias do passado: as guerras e os conflitos da sociedade.

SINOPSE:

Jonas vive num mundo onde não há pobreza, crime, doença, fome, divórcio, medo nem dor. Todos têm família, saúde, emprego, educação e lazer. As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejos, reprimidos, e o amor é uma palavra que não existe no vocabulário. A ordem e a paz reinam absolutas. Mas esse universo cuidadosamente construído começa a desmoronar quando Jonas completa 12 anos. Na Cerimônia anual em que todas as crianças dessa idade recebem dos governantes sua Atribuição – a carreira que deverão seguir para o resto da vida –, o menino vê sua amiga Fiona ser nomeada Curadora de Idosos e seu alegre companheiro Asher ser incumbido da função de Diretor-Assistente de Recreação. Ele, porém, é escolhido para desempenhar um papel especial: o de Recebedor de Memórias. Isso signi­ca que será o único a guardar lembranças do passado e a ter conhecimento de sensações, experiências e sentimentos humanos que foram banidos daquele mundo. Para cumprir sua missão, Jonas é colocado sob a tutela de um sábio ancião, o Doador, que deverá lhe transmitir as lembranças. À medida que seu treinamento progride, ele começa a desvendar os segredos sombrios que se escondem sob aquela frágil perfeição. Aos poucos, ele passa a questionar o alto preço que sua sociedade paga para eliminar o sofrimento. Até que ponto evitar a dor pode nos tornar mais felizes? Vale a pena abrir mão das emoções para permanecer no caminho certo? Não são os sonhos, os desejos e as angústias que dão sentido à vida? Não conseguindo mais se adaptar àquela falsa realidade, Jonas terá outra cruel tarefa pela frente: escolher entre a própria vida e a salvação do seu povo. Envolvente e cheio de suspense, O doador de memórias tem o poder de suscitar nos leitores os mesmos sentimentos conflitantes e angustiantes do jovem herói, fazendo-os pensar no que seria uma sociedade perfeita.

  
Porém essa não é a novidade do dia, e sim, o livro ganhou uma segunda edição, passando a se chamar “O Doador de Mémorias” e não bastando, ganhou adaptação para o cinema! O filme tem a direção de Phillip Noyce e roteiro de Vadim Perelman.
O filme conta com os atores Brenton Thwaites (Jonas, personagem principal), Jeff Bridges (O Velho Doador), Meryl Streep (que será a líder sênior da nova sociedade), Katie Holmes (mãe de Jonas), Alexander Skarsgard, Odeya Rush e Taylor Swift.
O filme será lançado em agosto nos cinemas americanos. Aqui no Brasil, infelizmente, ainda não tem previsão para lançamento. Ficamos no aguardo, fazer o que?

TRAILER


Nenhum comentário:

Postar um comentário